
Custos e despesas: orientações para melhorar seu negócio
As empresas brasileiras tem considerado cada vez mais que a melhor saída está em praticar uma gestão eficiente. Aquela que de forma efetiva trabalhe ainda mais a redução de custos e despesas. Só que para isso é preciso ter uma estratégia muito clara, objetiva e ao mesmo tempo inteligente, uma vez que esse corte deve ser proporcional a perda da margem, a fim de que se obtenha resultados significativos.
Sendo assim, é necessário estabelecer algumas premissas para avaliação. Confira abaixo 5 dicas essenciais para trabalhar a redução de custos e despesas:
- Realizar um diagnóstico dos ativos e das operações que geram rentabilidade ou prejuízo, acompanhando o ciclo completo (operacional, financeiro e econômico);
- Avaliar os impactos das margens nas vendas e possíveis reposicionamentos de produtos no PDV;
- Alinhar o processo de compra e estoque de maneira que a disponibilidade esteja adequada à demanda de mercado;
- Observar os níveis de endividamento da empresa, e assim havendo espaço, renegociar com fornecedores e instituições financeiras;
- Além de reavaliar o planejamento orçamentário e estratégico da empresa, é fundamental criar planos de ação para a(s) equipe(s), a fim de que se obtenha uma melhor performance e consequentemente resultados.
Quer entender como realmente funciona um processo de gestão orientado para redução de custos e despesas?
Lembrando, isso é importante para seu negócio.
Clique aqui e confira nosso blog. Fique por dentro de todas as novidades que a Lucro Efetivo pode oferecer para sua empresa.