
Aplicações Financeiras – Invista com segurança
O cenário dos últimos anos tem sido preocupante para quem deseja realizar aplicações financeiras. No mercado de risco, a bolsa de valores teve um dos piores desempenhos semestrais desde 2008, à cotação do dólar cresceu, a inflação preocupa. Já a renda fixa e a poupança se tornaram opções com rendimentos pouco atrativos. Além disso, o governo através de uma política monetária não convincente despeja no mercado uma incerteza quanto ao futuro da economia. Mas nem tudo está perdido, pois o fundamental é ter cautela no momento de alocar seus recursos financeiros.
Aplicações Financeiras na prática
De fato, quanto maior o risco da operação, maior será o rendimento. Investimentos como mercado de ações, fundos imobiliários, cambiais, renda fixa e derivativos, são opções que oferecem grandes ganhos. O importante é diversificar a forma de investir, aplicar parte em renda variável, parte em renda fixa. Havendo a pulverização, o risco diminui um pouco, por conta de que os investimentos nesta ordem estão indexados a diferentes indicadores da economia. Caso tenha tenha queda da rentabilidade em uma operação, outra poderá compensar. Existe a possibilidade de investimento em fundos de capital garantido, na qual protegem o patrimônio.
Por outro lado, quanto menor o risco da operação, menor será o rendimento. No entanto, diante do cenário vivido, as opções de aplicações financeiras nesse contexto podem ser atraentes também. Poupança, CDB, Títulos do Tesouro Direto, bem como, o Plano de Previdência Privada, destinam-se ao perfil daqueles que acumulam capital. Com um valor menor a ser alocado, o risco diminui, uma vez que essas modalidades são indicadas para investidores mais conservadores. Como vimos anteriormente, para estas operações é crucial definir o regime tributário do IRPF adequado quando da retirada do capital. Outra dica importante no momento de investir em operações dessa natureza é escolher papéis indexados à inflação. Assim, garantirá ao menos uma proteção contra as elevações de preços da economia.
Contudo, de nada adiantará investir se a pessoa não aprender a ter um perfil de investidor, ou seja, ter disciplina. Para prosperar financeiramente é fundamental conhecer as operações minuciosamente para que assim consiga obter resultados significativos. Independente se o mercado estiver subindo ou caindo, é preciso poupar sempre, só assim conseguirá acumular um patrimônio desejado.
Clique aqui e confira nosso blog. Fique por dentro de todas as novidades que a Lucro Efetivo pode oferecer para sua empresa.